O linga é uma imagem de Shiva, que precisa ser adorado pelo(a) devoto(a) constantemente. No Shiva Mahapurana é dito que a adoração ao linga deve ser elaborada, envolvendo a construção de plataformas, portais ornamentais, templos, centros sagrados, etc. Deve-se oferecer roupas, aromas, guirlandas, incensos, lamparinas e alimentos apropriadamente preparados.
Trata-se da forma fálica de Shiva, que é adorado também em Sua forma corporificada (de Pessoa). Acontece que 64 lingas são consideradas as mais irradiantes, sendo denominadas Jyotirlingas. Dentre elas, 12 são reconhecidas como as mais importantes[1].
Aqui se trata da primeira delas, Somnath, cujo templo está localizado em Prabhasapattan, distrito de Sourashtra, estado de Gujarat (oeste da Índia). A localidade em si está bastante relacionada com a passagem de Krishna pelo planeta, pois foi em Prabhasa que Ele concluiu Sua permanência em Dvapara Yuga.
Somnath é esplendorosa, atraindo muitos peregrinos para o templo. Ele fica situado na beira do Mar da Arábia, na praia onde Soma (a divindade da lua) fez austeridade a fim de se curar dos efeitos adversos de uma maldição que lhe foi imposta por Daksha Prajapati.
Soma era casado com 27 filhas de Daksha, mas tinha predileção por uma delas, Rohini. As outras se tornaram infelizes e seu pai, um progenitor da humanidade (prajapati), amaldiçoou Soma. A lua perdeu seu brilho e a Terra escureceu. Soma adorou o Shiva Linga, praticou austeridade e pediu uma benção de Shiva.
Mahadeva aceitou seus ritos e penitência, concedendo-lhe a cura e estabelecendo naquele local Sua Jyotirlinga, que é chamada Somnath, ou seja, o Senhor de Soma (da lua).
Conta-se que o templo em si foi destruído e reconstruído muitas vezes. A atual estrutura foi erigida entre os anos de 1947 e 1951. Para visitar a página do templo virtualmente, clique aqui. Há inclusive um darshan ao vivo, através do qual se pode tomar as bençãos de Mahadeva através de tal forma. Veja aqui.
Quando precisar de proteção contra seus próprios feitos incoerentes e equivocadas ações, pense em Somnath. Shiva protege os devotos e se mostra de alguma forma para seus corações. Essa jyotirlinga em particular causa impressões de Sua infinitude associada à imensidão do mar. Ela impressiona a visão e promove intensas emoções extáticas de amor a Ele, que é o Supremo Senhor.
Jay Somnath
[1]
São elas: Somnath, Mallikerjun, Mahakal, Omkar, Kedarnath, Bhimashankar,
Vishveshvar, Tryambakeshvar, Vaidyanath, Nagnath (Nageshvar), Rameshvaram e
Ghrushneshvar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua pergunta ou comentário. Ficaremos felizes em poder interagir de alguma maneira com suas percepções e/ou compreensões.