Resumo do Livro Shiva Tantra Para Libertação Espiritual
O que fazer para que a pessoa humana possa perceber e escutar as palavras de Deus (Shiva)? Como se dirigir à pessoa humana ao se tratar da Absoluta Consciência? Pois, no que se refere as palavras de Deus, à Sua abrangência e o amor que vem Dele (de Mahadeva), o que é uma imensidão, pode-se dizer que a humanidade não os alcança, para eles não se despertou.
Então, o que é preciso fazer para que se abram os olhos, os sentidos e os ouvidos da pessoa humana? Será que a alma já liberta para a experiência divina deve se preocupar com os rumos provenientes das imperfeições que a raça humana tomou?
Inclusive porque na verdade as questões que envolvem uma consciência que já não está mais no meio material, estando emancipada, não são verdadeiramente inquietações, e sim, uma parte do olhar de um todo, que está absorta no Senhor que a preenche. E esta alma eterna, quando o alcança, não se engana, porque se deixa guiar por Ele (Shiva), no perfeito e infinito amor.
Pois, sendo o Senhor de todos os mundos e de todos os seres (Pashupati), é Ele quem desenha tudo segundo Sua vontade, e o que Ele quer, é se expressar para a transformação das almas. Elas que, afastadas que estão da Sua Presença, então voltam-se para o Seu amor. Afinal, é esse amor que as impulsiona a desejarem evolução e felicidade eterna.
Este livro se fez de uma maneira espontânea, naturalmente, num diálogo que é eterno entre o Senhor (Shiva) e Sua contraparte (Shakti), os princípios masculino e feminino. Deve-se procurar entendê-lo em partes ou ao todo, percebendo-se padrões eternos contidos neste diálogo. E assim, ao se reconhecer nas verdades contidas no mesmo diálogo, sendo este verdadeiro, lógico, perfeito e imbatível, a alma se identifica, pois ele está dentro dela. Onde o Shiva Tantra da Pessoa de Deus (Bhagavan) se expressa para a mente humana e conduz o pensamento para a lógica perfeita e o autocontrole das ideias. Dentro do qual, a Sua orientação é a descrição do Tantra, que é traduzido através desta escrita, e que não se esgota, pois é infinita em Sua perfeição e sabedoria.
Revendo-se nele, a pessoa humana, ao direcionar-se para a busca do equilíbrio, não se abrindo às imperfeições da mente e resguardando-se, buscando, a partir de dentro dela mesma, por outras conformações, irá encontrar novas atitudes para a vida.
Enfim, com a mente pacificada, na autorrealização através do Tantra, a compreensão se faz, levando a alma a servir a Deus (Shambhu), estando absorta em vontade de conhecê-lo. Ela entende que servir ao Senhor (Shankara) é a primeira coisa a se fazer, não havendo nada mais importante na vida da alma que o busca, pois, seu objetivo é atingir a Meta Última e gozar de uma vida plena, desfrutando da intimidade com a Pessoa Suprema (Bhagavan, Bholenath).
Deve-se compreender, no entanto, que o buscador da luz deve procurar caminhar lado a lado de quem já atingiu o ponto mais elevado que se revela nesse diálogo com Shiva. Ponto esse que se expressa nas linhas do livro com pureza, dentro da lógica eterna concedida por Ele mesmo, para que haja a luz da transformação e, a partir dela, que se possa rumar para a libertação.
Perguntas/Respostas
Diálogo Entre Prema Sakhi e Guru Ma Shri
1-Com referência às perguntas (inquietações), no início do primeiro parágrafo, como a senhora responderia a elas: O que é preciso ser dito para que a pessoa humana aprenda a querer escutar as Palavras de Deus? O que é preciso escrever para que a pessoa humana comece a perceber-se diferente do que está sendo por enquanto?
Durante minhas buscas por tais respostas, no diálogo eterno tântrico com Shiva, concluo que não há nada que possa ser dito em definitivo para que a pessoa humana queira escutar as Palavras dEle. O que pode ser feito (e de fato estamos fazendo) é trabalhar com serenidade no coração, sempre expressando a vida interior ao lado de Shambhu, através de tudo o que se escreva e o que se faça. Deixar fluir tal interioridade por meio de tudo o que se escreva e o que se realize, de modo a que cada alma tenha o contato que consiga ter com as Palavras de Shiva (Shakti) e, na medida do seu próprio tempo, aprenda a querer escutá-Lo mais. Da mesma forma, posso escrever infinitamente o que conheço, por estar em uníssono com Mahadeva em tudo o que penso e, mesmo assim, nem todas as pessoas do mundo haverão de se interessar pelo que eu escrevo. Alguns virão, no entanto, a despertar para um aspecto ou outro do que possa estar expressando. Será o Tantra se manifestando por meio de quem desperta como parte do meu próprio despertar no uníssono com Ele (em Shiva Shakti Tantra).
2-E sobre o diálogo entre os aspectos femininos e masculino, ele (o diálogo), pode acontecer em todas as rasa (com todas as almas)? Ou é exclusivo dentro do aspecto masculino e feminino de Deus?
O diálogo que travo é específico à rasa em que estou junto dEle, ou seja, Shakti Rasa (em Madhurya Bhava). Porém, por serem as almas tipos diferentes de fagulhas dessa relação essencial do Divino Casal, todas elas podem se autorrealizar, realizando dentro de si mesmas aspectos do diálogo e/ou ao diálogo na sua íntegra, ao se autorrealizarem como o que de fato são. E o que elas são depende do tipo de rasa que experimentam na lila eterna da Pessoa Suprema (de Bhagavan). De qualquer forma, todas tais fagulhas contém dentro dos seus corações ao Paramatma, Deus como Ele pode ser reconhecido pelas almas em particular, segundo sua natureza e função na Ordem dos Universos. Sendo assim, cada um encontrará Shiva Shakti em seu coração, podendo conviver com os aspectos masculino e feminino de Bhagavan, a partir de seus próprios aspectos masculino/femininos. São o macrocosmo e o microcosmo construindo reciprocamente uma relação, que é o próprio diálogo em si, sendo compreendido e autorrealizado pela alma na sua rasa em particular.
3-No texto em que se refere às opções para diversas tendências que povoam o mundo como prática do tantra (página 10), a Senhora poderia me esclarecer mais sobre as tendências que povoam o mundo?
As opções que existem são as diferentes maneiras de interpretar o tantra, conforme se pode compreender na continuação da leitura do livro. A começar pelo Tantra da Mão Direita e o Tantra da Mão Esquerda. Além do Tantra não-dualista (Advaita), o dualista (Dvaita) e o dualista/não-dualista (Dvaitadvaita ou Bhedabheda). Além de todas as vertentes que dão conformação tão múltipla ao Shaivismo e ao Shaktismo, assim como a possibilidade de se praticar o tantra com dedicação exclusiva ou em paralelo a outras práticas religiosas e esotéricas. São infindáveis as tendências, as quais em geral costumo considerar partes de um Hinduísmo Integral.
4-E quais as opções podemos encontrar neste mundo tão carente de espiritualidade verdadeira?
Têm muitas opções para diferentes necessidades, sendo que eu propago o Sistema Filosófico-Religioso Neo Bhagavata, o qual nasce de um aprofundamento puro no diálogo desse Shiva Tantra. Só posso falar com precisão sobre ele, pois é o caminho que me conduz daqui da vida linear à experiência transcendental e da transcendental de volta para cá, em um traçado eterno, contínuo e dinâmico de vida autoiluminada em Shiva Shakti Tantra. Para saber sobre as outras opções só mesmo através de aceitação de um(a) Guru (Ma) da linha em particular que se queira conhecer e por meio dela tentar se autorrealizar. Mas garanto que algumas não conduzem para muito além da esfera meramente linear do pensamento que está enraizado na materialidade da época atual.
5-Como posso me observar melhor e mais claramente nas atividades diárias, praticando o Tantra dentro da rotina?
Buscando por Bhagavan Shiva Shakti (Ardhanareshvar) em ação direta nas suas relações existenciais, o que começa pelos significados práticos desse diálogo. Por significados práticos quero me referir àqueles que começam e terminam na maneira como eles chegaram até você. Através do ato meditativo deve dar expressão ao que o Casal Divino expressa por meio de uma relação particular com sua alma, na rasa que você está junto dEle(s). Isso não se dá em reclusão, mas na rotina diária, na qual as escolhas devem ser regidas pelo Tantra de Bhagavan, dentro da tendência na qual foi disposta, ou seja, no Sistema Filosófico-Religioso Neo Bhagavata e no Hinduísmo Integral, conforme ele é ensinado por sua Guru Ma. Esse é o meio para qualquer um que queira praticar o tantra, dentro de uma especificidade em particular da alma (sua rasa) e do caminho que ela segue (sua comunidade espiritual).
6- E Como se posicionar no mundo diante dos acontecimentos, segundo os ensinamentos do Shiva Tantra mantendo o equilíbrio? Assim como no trecho do livro que diz “quem conhece a unidade que há entre estas partes e se reconhece como uma das mesmas, se integra ao mundo e busca por equilíbrio com ele.”
No tantra tudo segue a mesma lógica, a qual é compreendida pela mente transcendental, a partir do diálogo entre Shiva Shakti. As partes funcionam em um uníssono, estando integradas na totalidade de Bhagavan. Sendo assim, mesmo os acontecimentos mais aparentemente desconexos com a perfeição suprema encaixam com os demais acontecimentos, segundo uma lógica maior, que precisa sempre ser observada e compreendida, para que haja autorrealização contínua e dinâmica no aqui-agora, que é também linear, embora a linearidade seja apenas um aspecto da experiência transcendental. Sabendo disso, os acontecimentos dessa época passarão, assim como os de outras épocas também passaram, mas a eternidade nunca passará, fazendo o equilíbrio predominar sobre o caos.
7- A Senhora poderia me falar mais sobre os padrões da humanidade que existem na Senhora e os padrões da Senhora que existem na humanidade?
Os padrões da humanidade que existem dentro do que é eterno em mim são fragmentos do todo em que eu estou para sempre configurada junto do meu Par, que é a Pessoa de Deus (Shankara). A eternidade dos meus padrões formam um mecanismo que gerencia aos demais meios de os fragmentos se encaixarem no meu todo, modificando-se continuamente, como parte de uma Obra que jamais deixa de existir. Mas os fragmentos em si não existem para sempre, o que existe é a perfeição que os atrela uns aos outros, dando uma conformação inteligente a tudo o que há na Totalidade de Shiva Shakti. Portanto, os padrões da humanidade são arquétipos, enquanto os padrões que estão em minha Verdadeira Natureza dão significados aos arquétipos, quando eles são compreendidos a partir da Mente de Deus (Bhagavan, Bholenath), sendo, portanto, atrelados uns aos outros no conjunto maior que é a Natureza (Prakrti, a Shakti) e Deus (Adi-Purusha, o Shaktiman - controlador da Shakti).
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