sexta-feira, 18 de abril de 2025

Shiva Tantra e o Equilíbrio do Corpo

 


Resumo do Livro ShivaTantra para Libertação Espiritual

 

Essa parte do livro deixa claro que não tem como comparar a experiência sexual material ao estado de beatitude absoluta (ananda), que há na unidade dos princípios masculino e feminino, sendo esta, no entanto, a base da inspiração para quem busca pelo sexo perfeito na linearidade. Tal união está muito além do que possa ser alcançado pela mente humana, sendo inacessível para quem vive a experiência cotidiana deste mundo sem ter consciência transcendental.

A Suprema Pessoa, Shiva, inclusive diz: “(...). A sensação da perfeita união transcendental só existe quando quem é efeito é também causa do que, por pretender se unificar, enfim, através de duas partes, se fez perfeição. Só que tal perfeição é possível apenas quando o que se une é igual e diferente ao mesmo tempo, sendo que o que difere entre ambas as porções as torna idênticas em sensação e mútuas em interação. (...).”

Assim sendo, tal perfeição só é vivenciada em Shiva Shakti, isto é, na unidade do aspecto masculino e feminino de Deus, em que, Mahadeva em sua Totalidade vivencia a Totalidade de sua Shakti, Parvati. Dando-se trocas de sensações em suas completudes, vistas e sentidas apenas por suas completas naturezas.

Sendo a alma humana uma dimensão personificada do masculino e feminino, ela também pode experimentar a mesma sensação de unidade com o todo-Brahman.  Mas somente Shiva e Parvati, as Eternas Pessoas, podem realizar através de suas recíprocas experimentações, o que a jiva (alma individual corporificada) jamais pode fazer, exceto se ela constituir conscientemente esse Todo integrado.

Então, não há como comparar o prazer sexual corporal físico material e o prazer da reciprocidade entre os princípios masculino e femininos, que se dá em Shiva Shakti, Radha Krishna, Lakshmi Narayana, a menos que o prazer seja vivenciado a partir da consciência do Eterno Casal. Só quem desconhece o verdadeiro significado vivenciado em sat-cit-ananda se permite fazer tal comparação com o sexo meramente material, do que aqui é ensinado, e que, somente pelo componente físico-corporal, não pode ser alcançado.

E é importante compreender que através do Tantra podemos nos aproximar mais da refulgência de Deus (Brahman), e partindo da visão Neo-Bhagavata, da Pessoa de Deus (Bhagavan). De modo que, através de tal estado de equilíbrio, a alma humana pode atingir bem-aventurança quando encontra dentro de si os princípios masculino e feminino, em União Mística. Ao realizar o equilíbrio dos princípios masculino e feminino, ela experimenta enfim o amor puro por Ele (prema), o que, na relação pessoal com a Pessoa Suprema, permite à alma experimentar um dos maiores prazeres, o qual é impossível de ser comparado ao orgasmo corporal meramente material.

Assim sendo, apenas uma alma que corporifica a Eterna Consorte (uma encarnação dEla), quando alcança a Pessoa de Deus (Shiva), vivencia o rito perfeito de intercâmbio entre os aspectos masculino e feminino. Esse rito é a origem, meio e fim da busca e do culto tântrico. Afinal, a alma da pessoa humana pode ter vislumbres dessa relação de intimidade, dependendo de atingir um estado de equilíbrio entre corpo, amor e devoção a Shiva Shakti.

Esse amor verdadeiro precisa ser cultivado através do conhecimento sagrado, o qual liberta do desejo meramente carnal pelo gênero oposto (ou por pessoas do mesmo sexo). Sendo assim, para quem prefere acreditar que a sexualidade é um caminho para a elevação espiritual, compreenda-se que na verdade ela é um reflexo do que se pode adquirir através do contato íntimo com a consciência de Shiva Shakti. Mas, esse é um tipo de experiência que, na Era de Kali Yuga, não está acessível para a mente linear condicionada do momento.

Assim, o Senhor Shiva coloca: “Não se quer dizer com isso que não exista a possibilidade de uma alma realizar a União Mística que se expressa através do que o mundo linear entende como sendo o ápice do prazer atingido entre duas pessoas, mas, fazer-lhes compreender que a condição humana só se torna passível de atingir tal experiência quando alcança Minha Unidade enquanto Pessoa em Consciência (e/ou atitude) do Onisciente que em tudo está. (...).”

Sendo assim, o Tantra é um caminho a ser guiado tanto pelos sentidos físicos como através das percepções espirituais, sendo voltado à mais elevada espiritualidade, a ser alcançada por meio de autorrealização. Quando ênfase é dada aos caminhos tântricos que acontecem através dos sentidos físicos, pode haver reeducação sensorial e a superação das forças primitivas corporais, que levam o ser humano a buscar por prazer meramente carnal. Quando o Tantra é voltado à espiritualidade profunda, ele conduz à libertação das teias da materialidade e ao avanço espiritual. Ambos se complementam, por coexistirem na vivência plena e perfeita do Supremo Casal (Shiva Shakti).

 

Perguntas/Respostas

Diálogo Entre Prema Sakhi e Guru Ma Shri

 

1-Sempre houve essa comparação do Tantra puramente espiritual com a experiência sexual material? A Senhora poderia dizer como essa comparação, digamos assim, teve início?

Essa comparação é natural que aconteça quando a alma humana se percebe como espiritual e, ao mesmo tempo, entidade corporal. Isso porque, conforme explicado no texto acima, ambas as experiências são complementares no Todo integrado, que Shiva Shakti é. No entanto, com o aparecimento da alma individual corporificada (jiva) no mundo material, em meio às teias de maya (ilusão), há a tendência dela se perder da experiência mais plena espiritual, buscando por prazer apenas através dos sentidos físicos. Sendo assim, essa comparação se torna existente a partir do momento em que, vivenciando a existência mundana, a jiva retoma aspectos de sua consciência espiritual original, sendo inspirada pela perfeita União Mística do Supremo Casal. Pode-se dizer que esse tipo de comparação é para sempre existente nos ciclos de Eras, os quais contém o aparecimento das almas corporificadas, causando separação aparente delas para com sua Fonte eterna, o que, por sua vez, as estimula a desejar voltar à experiência do Todo integrado.

 

2-Sendo assim, a Senhora poderia esclarecer mais ao que o Senhor Shiva descreve da seguinte maneira:

“A sensação da perfeita união transcendental só existe quando quem é efeito é também causa do que, por pretender se unificar, enfim, através de duas partes, se fez perfeição.”

Isso significa que a perfeita união transcendental só existe no âmbito da Consciência de Shiva Shakti, que é causa e efeito, ao mesmo tempo, do desejo de se relacionar enquanto Supremo Casal.

 

5-É muito difícil para a mente humana alcançar essa completude, então a Senhora poderia descrever um pouco o que seria essa sensação de completude na unidade de Shiva Shakti?

Não tem como descrever em palavras lineares sensações que estão além das possibilidades da mente humana. Por esse motivo, como eu poderia descrever por meio de um texto escrito para a mente linear o que somente vivencio a partir da União Mística? O que posso assegurar é que se trata de uma sensação eterna, reconhecível como a única possibilidade de se viver com felicidade verdadeira (sat-cit-ananda), para quem a experimenta. Ela é a vida e seu significado, o porquê da existência e o destino dela.

 

6-E sobre a “sensação da unidade com o Todo, Brahman” que a alma humana pode ter. Como chegar a essa experiência, ou seja, encontrar dentro de si esta condição em Bhagavan, a Senhora poderia esclarecer mais sobre esse assunto?

Existem diferentes escolas e/ou vertentes filosóficas religiosas que ensinam o buscador a chegar a essa experiência. No sistema Neo Bhagavata, que eu ensino, existem Quatro Pilares, os quais precisam ser trabalhados de maneira integrada. O Shiva Tantra da Pessoa de Deus é um deles, sendo os demais: a Religião Bhagavata da Nova Era, o Caminho da Flor de Lótus e a Escola Mìstico Religiosa da Ordem de Zadkiel. O(A) devoto(a) precisa aprender/praticar o Caminho da Flor de Lótus, sob orientação da Mestra Espiritual (Guru Ma Shri), procurando eliminar as imperfeições do ego e praticar hábitos mais condizentes com padrões superiores da consciência. Será dessa forma que ele/a pode ir localizando dentro de si tal condição existencial (na União Mística transcendental).

 

7-Para realizar o equilíbrio dentro de si, da União Mística dos dois princípios, pode ocorrer com qualquer alma que busca através do Tantra sua elevação espiritual? A elevação, a transcendentalização, é sempre por meio da Eterna Consorte do Senhor? A Senhora poderia esclarecer mais sobre esse rito?

Não vejo a União Mística como algo que possa ocorrer com qualquer alma que busca através do Tantra por elevação espiritual. Algumas não conseguem alcançar o que buscam, mesmo após inúmeras vidas sucessivas tentando. Mas, a elevação, através da transcendentalização da existência, por meio do Tantra, só pode acontecer através da elevação da vibração da Kundalini individual até o ápice dela, onde ela consegue se perceber na diversidade e, ao mesmo tempo, na unidade com a Shakti Divina (Parvati), sem perder sua identidade específica na mesma relação, apesar de vivenciar a unidade com Deus (e com a Deusa). Ou seja, quando a busca pela experiência transcendental se dá por caminhos tântricos, sim, é preciso autorrealizar-se por meio de sua própria união mística interior (no seu masculino/feminino específico), realizando o significado prático da União Mística em Shiva Shakti (Masculino/Feminino Absoluto). Nesse caso, sempre haverá o rito da ascensão espiritual do aspecto feminino da alma individual até o ponto onde ela se relaciona com a Pessoa Eterna da Shakti, quem, por Sua vez, existe para sempre no Todo integrado com Shaktiman (Shiva).

 

8-E finalmente, com essas palavras do Senhor Shiva “Se não há, portanto, o que dentro de si manipular para a Mim mesmo alcançar, certamente não haverá a potencialidade de, ao que é meramente humano, poder completamente transcendentalizar.” O que a Senhora deixaria registrado aqui em torno do quanto o Tantra pode contribuir à transcendência dos sentidos e aos caminhos que conduzem à alta espiritualidade?

Shiva quer dizer com essa frase que, sem a consciência interior, não há como alcançá-Lo, pois, Tantra é acima de tudo um processo de autorrealização que parte da transcendência dos sentidos para que se possam atingir patamares mais elevados de espiritualidade. Quando tocamos o mundo material, estando conscientes de nosso Ser Divino interior, os sentidos materiais se espiritualizam, de modo que a vida cotidiana em si se transforma em um ato tântrico. Mas, sem tal consciência, não existe a possibilidade de atingir o ápice da experiência que o Tantra ensina, ou seja, é impossível, através do sexo carnal, viver a União Mística do Supremo Casal, sem que exista unidade do ser individual no Todo integrado que Shiva Shakti é.

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