108 Nomes de Shiva
Para ouvir a recitação dos 108 nomes de Shiva na forma de stotram:
https://www.youtube.com/watch?v=52f9UR87UMk
https://www.youtube.com/watch?v=xCmZdL_MZSc&t=28s
Por stotram compreenda-se uma reverência que se faz a uma Deidade em particular, sendo que no caso do Shiva Ashtottara Shatanamavali, trata-se de um conjunto de versos que reverenciam 108 nomes de Mahadeva. Eles prestam “Reverências àquele que”:
om sivaya namah (é sempre puro)
om mahesvaraya namah (é o Supremo Senhor) [1]
om sambhave namah (concede prosperidade)
om pinakine namah (transporta o arco divino nas mãos) [2]
om shashishekharaya namah (é o Deus com a lua crescente na cabeça) [3]
om vamadevaya namah (é agradável e auspicioso)
om virupakshaya namah (tem olhos oblíquos) [4]
om kapardine namah (tem cabelos densamente emaranhados)
om nilalohitaya namah (tem as cores vermelha e azul)
om sankaraya namah (concede felicidade e prosperidade)
om sulapanaye namah (transporta um tridente) [5]
om khatvangine namah (transporta uma maça serrilhada) [6]
om visnuvallabhaya namah (é querido por Vishnu)
om shipivistaya namah (emite raios de Luz ao Seu redor)
om ambikanathaya namah (é o Consorte de Ambika, Parvati)
om srikanthaya namah (tem pescoço glorioso)
om bhaktavatsalaya namah (tem inclinação por Seus devotos)
om bhavaya namah (é a existência em Pessoa)
om sharvaya namah (remove todos os problemas)
om trilokeshaya namah (é o Deus de todos os três mundos)
om sitikanthaya namah (tem pescoço esbranquiçado) [7]
om shivapriaya namah (é o Amado de Parvati)
om ugraya namah (tem ferocidade)
om kapaline namah (veste um colar de crânios) [8]
om kamaraye namah (é o inimigo de Kamadeva) [9]
om andhakasura sudanaya namah (matou o demônio Andhaka) [10]
om gangadharaya namah (sustenta a Deusa Ganga em Seus cabelos)
om lalatakshaya namah (tem um olho na testa)
om kalakalaya namah (é a morte da morte)
om krpanidhaye namah (é o tesouro da compaixão)
om bhimaya namah (tem forma terrível)
om parashuhastaya namah (carrega um machado em uma das mãos) [11]
om mrgapanaye namah (carrega um veado em uma das mãos) [12]
om jatadharaya namah (tem tranças nos cabelos)
om kailashavasine namah (é nascido em Kailash) [13]
om kavachine namah (possui uma armadura)
om kathoraya namah (tem um corpo forte)
om tripurantakaya namah (matou Tripurasura) [14]
om vrshankaya namah (tem uma bandeira com o símbolo do touro)
om vrshabharudhaya namah (cavalga um touro) [15]
om bhasmoddhulita vigrahaya namah (aplica cinzas sobre o corpo) [16]
om samapriaya namah (ama com igualdade)
om svaramayaya namah (vive nas sete notas musicais)
om trayimurtaye namah (tem a forma dos Vedas) [17]
om anishvaraya namah (não tem outro Senhor)
om sarvajnaya namah (tudo sabe)
om paramatmane namah (é a alma de todos/as)
om somasuryagni lochanaya namah (tem olhos na forma de lua, sol e fogo)
om havishe namah (é a saúde na forma de oferenda)
om yajnamayaya namah (é o Arquiteto de todos os rituais)
om somaya namah (tem em si a forma de Uma, Parvati) [18]
om panchavaktraya namah (é o Deus das cinco atividades)
om sadasivaya namah (é o Eternamente Auspicioso)
om visvesvaraya namah (é o Deus do universo)
om virabhadraya namah (é violento e, ao mesmo tempo, pacífico)
om gananathaya namah (é o Deus dos Ganas) [19]
om prajapataye namah (é o Criador dos Prajapatis) [20]
om hiranyaretase namah (emana almas que reluzem)
om durdharsaya namah (é inconquistável)
om girishaya namah (é o Deus das montanhas)
om giri-shaya namah (é o Deus que repousa nas montanhas)
om anaghaya namah (é puro)
om bhujanga bhushanaya namah (é o Senhor adornado com serpentes de ouro) [21]
om bhargaya namah (elimina os pecados)
om giridhanvane namah (tem como arma uma montanha) [22]
om giripryaya namah (é afeiçoado por montanhas)
om krttivasase namah (veste roupas de couro animal) [23]
om purarataye namah (vive em ambiente silvestre)
om bhagavate namah (é o Deus das glórias e da prosperidade)
om pramathadhipaya namah (é Deus mesmo dos fantasmas e demônios) [24]
om mrtyunjayaya namah (venceu a morte)
om suksmatanave namah (é mais sutil que o átomo)
om jagadvyapine namah (pervade o universo)
om jagadgurave namah (é o Guru de todos os mundos)
om vyomakesaya namah (tem cabelos que esvoaçam os universos)
om mahasena janakaya namah (é o pai de Mahasena) [25]
om charuvikramaya namah (é o guardião dos peregrinos religiosos)
om rudraya namah (é Rudra) [26]
om bhutapataye namah (é o Senhor do Bhutas) [27]
om sthanave namah (é o Pilar firme e imóvel)
om ahirbudhnyaya namah (contém em si a Kundalini) [28]
om digambaraya namah (tem o cosmos como vestimenta)
om astamurtaye namah (tem oito formas) [29]
om anekatmane namah (tem uma alma e muitas formas)
om sattvikaya namah (abençoa os que promovem sattvika) [30]
om shuddhavigrahaya namah (é o Senhor da alma pura)
om shashvataya namah (é eterno)
om khandaparashave namah (corta o desespero da mente)
om ajaya namah (não tem limites e promove todas as glórias)
om papavimochanaya namah (libera dos aprisionamentos)
om mrdaya namah (mostra apenas misericórdia)
om pashupataye namah (é o Senhor de todos os animais) [31]
om devaya namah (é o Deus de todos os deuses)
om mahadevaya namah (é o maior dos Deuses)
om avyayaya namah (é aquele que não está sujeito a mudanças)
om haraye namah (é o próprio Senhor Vishnu) [32]
om bhaganetrabhide namah (devolveu a visão, dando olhos coerentes a Bhaga) [33]
om avyaktaya namah (é sutil e invisível)
om daksadhvaraharaya namah (destruiu o sacrifício de Daksha) [34]
om haraya namah (abstrai o cosmos e destrói a escravidão)
om pushadantabhide namah (puniu Pushan) [35]
om avyagraya namah (é firme, estável e inabalável)
om sahasrakshaya namah (tem formas ilimitadas)
om sahasrapade namah (está de pé e caminhando em todo lugar)
om aparvagapradaya namah (é aquele que concede tudo e pega de volta)
om anantaya namah (é infinito)
om tarakaya namah (é o libertador da humanidade)
om paramesvaraya namah (é o Deus que está em todos os corações)
iti srisivaasttotarasatanamavalih samapta
Notas
1 Do sânscrito maha = grande, maior; e isvhara = Senhor Supremo.
2 Em referência ao arco dEle, chamado pinakina, o mesmo arco que Rama levanta, amarra com a corda e quebra, ganhando o direito de se casar com Sita no seu swayamwar.
3 Shiva é o Senhor de Chandra (Soma), a divindade da lua, sendo o controlador dos ciclos da natureza e da alma, cuja luz está refletida nesse que é um ornamento das tranças de Mahadeva.
4 Virupaksha é Shiva com olhos oblíquos e/ou abertos para a eternidade, tenha ela forma ou não.
5 O Tridente (trishula) é arma de Shiva, que cria/sustenta/destrói tudo.
6 Em referência à khatvanga, uma maça, que é arma e instrumento tântrico e divino.
7 O pescoço de Shiva adquire cor azul-esbranquiçada depois que Ele extrai o halhal do Oceano de Leite, o qual aparece durante o batimento de suas águas pelos semideuses e demônios.
8 O colar de crânios mostra que Shiva é o Senhor dos ciclos de nascimento e morte.
9 Em referência ao ato de Kamadeva tentar interromper a meditação de Shiva, sugestionando Lhe desejo, paixão e sentimentos luxuriosos. Mahadeva ensina que é preciso vencer tais tendências.
10 O demônio Andhaka é mencionado no Shiva Purana, sendo um filho de Shiva, que nasce cego e é criado por demônios. Mahadeva o vence em uma feroz batalha, quando Andhaka tenta raptar Parvati.
11 Shiva com quatro braços, na forma de Chandrashekara, carrega um machado (parashu) em uma das mãos superiores e um veado (mrig) na outra. As outras duas mãos inferiores oferecem proteção (abhaya) e bençãos (varada).
12 Ver nota anterior.
13 A parte material de Kailash está localizada nos Himalaias tibetanos, portanto, em território da China atualmente. É um ponto de peregrinação de devotos, por ser a morada de Shiva.
14 Tripurasura são três demônios, filhos de Taraka, que se tornaram invencíveis, após severas tapasya (penitência). Eles receberam bençãos de Brahma que só poderiam ser vencidos por Mahadeva, porque acreditavam que, por serem devotos dEle, estariam protegidos. A benção incluía três palácios, que se tornaram suas residências, os quais foram destruídos pela Pashupatashtra (arma divina) de Shiva. Mahadeva só tomou a iniciativa por ter sido intensamente solicitado pelos semideuses e a destruição de Tripurasura mostra o poder do bem sobre o mal.
15 O touro é Nandi, vahana (transportador) de Shiva.
16 Shiva aplica cinzas (vibhuti) sobre o corpo, o que, no Shaivismo, é compreendido como ritualística de renúncia aos prazeres e padrões de beleza mundanos.
17 Os Vedas são quatro: Rig Veda, Yajur Veda, Sama Veda e Atharva Veda. Eles reúnem o conhecimento sagrado, escrito na língua dos Deuses, o Sânscrito.
18 A eterna Consorte de Shiva, Uma, Parvati, Durga, a Adi-Shakti (Deusa primordial).
19 Ganas são os atendentes divinos de Shiva, que vivem em Kailash e tem Ganesha como líder.
20 Prajapatis são os procriadores da humanidade, tendo origens de Brahma (o Deus da criação), eles têm como função dar origem à sociedade humana, através de suas progênies.
21 Mahadeva usa serpentes como ornamento, pois é o Senhor delas, o controlador do medo e da morte; e o protetor dos devotos contra qualquer tipo de perigo.
22 Mais uma referência à morada de Shiva, que é Kailash, e aos Himalaias, portanto.
23 As vestes de couro animal são sinais da renúncia, que Shiva exemplifica e promove.
24 Em referência aos asuras (demônios) e bhutas (fantasmas), que tomam abrigo de Mahadeva.
25 Mahasena é Kartikeya, também chamado Murugan (o irmão de Ganesh).
26 Rudra é um dos nomes de Shiva.
27 Ver nota 24.
28 Do sânscrito Ahi = serpente; e budhna = fundação do mundo.
29 Oito formas ou atributos são associados a oito nomes de Shiva: Rudra, Sharva, Pashupati, Ugra, Bhima, Bhava, Mahadeva e Ishana.
30 Sattvika é a execução das coisas no modo da bondade, compondo a ação no conjunto de três modos da natureza material – Rajas (paixão), Sattva (bondade) e Tamas (ignorância).
31 Pashupati é outro nome de Shiva, que faz referência à sua condição de Senhor dos animais e de todos os demais seres viventes.
32 Uma referência a unidade que existe entre Shiva e Vishnu, em Harihara.
33 Bhaga era associado de Daksha, o pai de Sati. Ele foi cegado por Virabadhra, nascido de Shiva irado, destinado a destruir a arena do sacrifício de fogo daquele prajapati. Bhaga buscou o abrigo de Mahadeva, adorando-o com devoção e ganhando de volta a visão, porém agora translúcida.
34 Daksha, o prajapati, pai de Sati. Tornou-se arrogante e inimigo de Mahadeva. Promove um grande sacrifício de fogo, para o qual convida Brahma, Vishnu e os semideuses, deixando Shiva de fora. Sati abandona o corpo, incinerando-se, pelo poder do yoga. Shiva irado promove a destruição da arena e de Daksha, através do aparecimento de Virabadhra.
35 Pushan é o esposo da filha de Surya (a divindade do sol). Ele perdeu os dentes no confronto com Virabadhra, durante a destruição da arena do sacrifício de fogo. Ver notas 33 e 34.
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