Resumo do Livro Shiva Tantra para Libertação Espiritual
Podemos conceituar Shiva Tantra como sendo uma filosofia, uma prática e um conjunto de tratados e de conhecimentos, que abrange o ser humano em suas dimensões. Ele se expressa na adoração a Shiva Shakti, tendo como Meta a União Mística com Deus. Em torno disso, o Senhor Shiva explica que União Mística é um estado de completa conclusão, uma síntese; é estar para sempre junto do Seu pensar, onde deixar-se permanecer, permitindo-se sentir o que Ele sente. Ele diz: “sem realizar-me enquanto tal, não há como experimentar a verdadeira forma de União Mística que na eternidade se faz (p. 16)”.
Dentre os caminhos para essa prática, existe a iluminação pessoal através do despertar da kundalini, que é uma fagulha da energia feminina de Deus (Shakti). Quando a alma busca por liberação, tal fagulha, que está ancorada na base da coluna, desperta, ascendendo ao chakra da coroa. Esse movimento acontece quando a kundalini se liberta, realizando-se na sua Fonte (Shaktiman), que é Shiva, a Consciência Absoluta.
Tal busca por liberação se dá através da prática espiritual, com uso de mantras, yantras e rituais, tendo como objetivo a unidade pessoal com o Senhor, não apenas uma fusão com a imanência impessoal dEle, embora também seja uma fusão. O que acontece na verdade é a autorrealização dentro de si da essência masculina - a fagulha de Shiva -, que se completa com a realização da porção feminina no íntimo da pessoa humana (a kundalini).
Dessa forma, no Shiva Tantra, o corpo é visto como uma oportunidade para a busca da verdadeira natureza do ser, com a elevação da consciência e não como obstáculo. Sua prática pode estar associada a outras práticas espirituais e esotéricas, como complemento ao processo de avanço espiritual. Mas, é importante entender que Tantra não se refere a apenas uma troca entre corpos em uma relação sexual, embora mesmo isso possa levar à União Mística entre matéria e espírito, a forma e a consciência, a alma e sua Fonte.
Por estar em cada um dos mecanismos da vida, o Tantra pode ser vivenciado através de um leque de oportunidades. Esse livro aborda uma visão dualista-não dualista (bhedabheda) da União Mística. Propomos que o tantra seja buscado em qualquer evento da natureza ou mecanismos da vida, mas também pela busca de uma relação pessoal com Deus (Mahadeva). Tal visão ilumina o mundo, esclarecendo a consciência, conduzindo a pessoa humana à superação da ignorância (avidya) e a libertação das teias de maya (ilusão material).
Desenvolvendo-se em torno de tais questões, o livro Shiva Tantra apresenta conteúdos inéditos, caracterizando uma Ciência Místico-Transcendental, a qual também se expressa no Religião Bhagavata da Nova Era (2014), em Bhakti-Rasa e o Caminho da Flor de Lótus (2016), dentre outras obras. O Shiva Tantra da Pessoa de Deus (Bhagavan) expõe diálogos do Senhor Shiva com sua Shakti, na pessoa de Shri Krishna Madhurya, para que, sob Sua orientação, o leitor estudioso deste Tantra possa colocá-lo em prática.
Então, com essa prática espiritual, pode-se desenvolver o equilíbrio do corpo e a transcendência da mente, a partir de elementos como: meditações, símbolos sagrados, sons e rituais. Além do que, os diálogos, circunstanciados por meio das Consciências feminina e masculina (de Shiva Shakti), levam o praticante a travar contato com o absoluto Senhor (Mahadeva). Este Senhor a todos ilumina e deseja expressar o Tantra desse jeito para as nossas vidas aqui-agora.
Perguntas/Respostas
Diálogo Entre Prema Sakhi e Guru Ma Shri
1 – Para começar, a Senhora poderia falar mais sobre o “conjunto de tratados e conhecimentos” que compõe o Shiva Tantra, o qual se baseia essencialmente na adoração a Shiva Shakti e ao qual a obra se refere?
O conjunto de tratados e conhecimentos é composto por todos os saberes e práticas acumulados pela humanidade que, de alguma forma, contribuem com a compreensão da complementaridade que existe entre a matéria e o espírito, a forma e a consciência, a Shakti e Skaktiman. Esse conjunto é infindável, tendo origens diversas, manifestando-se em todas as regiões do globo e em quase todas as culturas que já existiram ou ainda existem.
2 – Na obra a senhora fala que a “libertação desta última está na realização da união dela com sua Fonte (Shaktiman) ou Shiva, a Consciência Absoluta.” Então com mais detalhes, quais os passos para autorrealização nesta ciência do Shiva Tantra através da ascensão da kundalini?
Seguindo a rota do próprio livro, para começar, é preciso que haja equilíbrio do corpo e transcendência da mente. Isso porque só existe União Mística perfeita quando a pessoa realiza os dois princípios opostos e complementares (masculino/feminino) dentro de si, portanto as dualidades corpo/espírito e mente/consciência precisam ser transcendidos. Então, por meditação, ritualização e outras práticas, é possível dar mais alguns passos em direção à compreensão da ciência do Shiva Tantra. Todas essas questões são tratadas nos próximos capítulos do livro. Quanto à autorrealização em si, ela exige vivência da consciência que está sendo exposta nos diálogos com Shiva (parte II da obra), ou seja, da vida cotidiana enquanto realidade também espiritual e da espiritualidade em tudo o que compõe a vida material.
3- Sobre os yantras e rituais no Shiva Tantra, como fazer uso desses recursos na rotina do discípulo?
Esses recursos só devem compor a rotina do discípulo através do Templo e do(a) Mestre(a) Espiritual autorrealizado(a), enquanto ele(a) mesmo(a) não estiver totalmente pronto para saber usar dos yantras nas suas meditações e/ou executar rituais. Na Religião Neo Bhagavata, tal conhecimento só se torna acessível ao devoto que já recebeu a segunda iniciação, tendo adquirido direito a um sacerdócio.
4- “Estar para sempre no pensamento do Senhor Shiva,” é o pensamento que está sempre no Senhor sem interrupção?
É o pensamento da unidade não dual, porém mantendo a individualidade, ou seja, na relação pessoal com Bhagavan. Quando vivemos a União Mística com Shiva, nossos pensamentos e os dEle, em muitos momentos da linearidade, são unos. Ao mesmo tempo, nossa consciência transcendental está sempre pareada com a dEle, de modo a estarmos sempre no Seu pensamento e Ele no nosso.
5- Poderia se dizer que ao realizar Shiva Shakti estamos realizando toda natureza, a vida no planeta do qual pertencemos e não temos consciência, ou seja, elevando-se deste substrato e elevando-nos à verdadeira Mãe e ao verdadeiro Pai?
Shakti é a Natureza e Shiva é Deus. Portanto, ao realizar Shiva Shakti, realiza-se a vida nesse planeta e nos universos e demais regiões divinas e celestiais. Shiva Shakti é a consciência eterna, que transcende ao desconhecimento e à falta de consciência, a qual você se refere na sua pergunta. Além do que, sim, a Natureza e Deus são a Mãe Divina e o Pai Eterno de todo mundo.
6 – Gostaria que a Senhora esclarecesse mais sobre a interconexão do sadhana do praticante tântrico incluindo nessa busca, “travar contato (em Shiva Tantra) com as inteligências geométricas Transcendentais-Divinas de Shiva, Parvati e Ganesha”.
O sadhana do praticante do Tantra da Pessoa de Deus, conforme exposto nesse livro, deve respeitar a individualidade das Divindades. Isso porque o caminho meramente impersonalista nega a existência dElas, considerando-as como representações de energias ou dinâmicas que toda alma contém dentro de si. No caminho que propago, em bhedabheda, vivemos a unidade com as Divindades e, ao mesmo tempo, a relação com as Pessoas dElas. Travar contato com as inteligências geométricas transcendentais divinas de seres divinos significa preservar suas individualidades, não negando-as como no impersonalismo puro. É preciso ter essa verdade eterna sempre em mente no sadhana do praticante desse Tantra.
7- A Senhora poderia elucidar os significados de “função shástrica em tantra” dos novos diálogos tecidos nesse livro? E o que são os Agamas mencionados?
Agamas são escrituras tântricas, transferidas do mestre para o discípulo, sendo Shiva o Mestre e Parvati (Shakti) a discípula. Elas pertencem a várias escolas ou ramificações do Hinduísmo, havendo algumas que não estão acessíveis para leitura atualmente. Escrituras são textos shástricos, então o diálogo entre Shiva e Shri têm função de escrituras, sendo como os Agamas, conjuntos de orientações da Inteligência Original Feminina, procurando o caminho, através de Suas perguntas e das respostas dEle (de Shambhu, Shankara, Mahadeva), que elucidem o que está além da razão linear.
8 – Tendo dito tudo o que foi colocado no Shiva Tantra, uma pessoa que segue esses ensinamentos, para se libertar das teias de maya; e que não seja praticante da Religião Bhagavata da Nova Era, consegue ascender somente através destes, e com a orientação do(a) Mestre(a) Espiritual?
Sim. É possível alcançar a meta do Tantra por meio apenas do seu processo. No entanto, a Religião Neo Bhagavata o complementa e o enriquece, aumentando ainda mais as oportunidades para o avanço da consciência do(a) devoto(a) rumo à sua transcendência.
9- E o que fazer, ou estabelecer como metas de estudos para alcançar a Meta Última através deste Tantra?
Inicialmente, é preciso compreender os significados práticos de cada uma das frases, parágrafos e capítulos do livro que o descreve. Isso deve ser feito sob orientação da Mestra Espiritual que, em plena União Mística com Shiva, o trouxe para a experiência linear. Então, por meio dos caminhos por ele descrito e, se o(a) devoto(a) for Neo Bhagavata, das demais obras shástricas genéricas e específicas que dão embasamento ao Caminho da Flor de Lótus, ir se aprofundando na experiência, se autorrealizando gradual e infinitamente.
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